O que o TSE não falou para os candidatos… a emprego, nós falamos.

talentix-candidata

A briga dos partidos políticos pelo espaço de propaganda eleitoral gratuito é bastante acirrada nos bastidores, embora o TSE aplica a lei e ponto final. Logicamente, cada minuto de radio ou TV é extremamente valioso em todos os aspectos. É a oportunidade dos candidatos para algum cargo político falar diretamente para os eleitores. E, essas oportunidades são caras e escassas.

Quando você é candidato para uma vaga de trabalho em uma empresa, o tempo que você tem para passar sua mensagem e captar a atenção do recrutador é extremante valioso e escasso. Por isto, decidimos resumir aqui o que os entrevistadores e recrutadores gostariam de conhecer rapidamente de você e por que?

Experiência Laboral.

É indispensável incluir toda a informação de histórico laboral que você julgue “importante” e “relevante” para a vaga de trabalho que você se esta candidatando.

Se você encaminha sempre o mesmo CV, como se fosse um CV genérico, suas chances de se destacar do resto dos candidatos diminuem.

Você tem que ajudar ao recrutador a perceber que seu perfil é muito aderente para a vaga que a empresa esta tentando preencher. E ele vai querer descobrir isto rapidamente, por este motivo evite ser prolixo ou colocar experiência que não agregue valor.

Lembre também que a experiência não necessariamente esta limitada ao trabalho profissional. Trabalho voluntário, participação em ONGs, etc, podem ajudar você. Mas lembre que tudo tem que ser na dose certa.

Educação.

A maioria dos sites das grandes empresas, aquelas que você pode ter colocado como a empresa na qual você deseja trabalhar, possuem um tópico “trabalhe conosco”. E acreditem, é uma das principais fontes fornecedoras de candidatos. Geralmente a busca para preencher uma vaga se inicia por aí.

É comum que as empresas solicitem para você preencher um cadastro, além de encaminhar o CV.

Sendo assim, responda todos os itens solicitados. Normalmente depois são armazenados em um banco de dados, e deixar em branco significa ser excluído do resultado da busca.

Coloque, se solicitado, sua formação. Incluindo seus estudos acadêmicos, cursos complementares que você pode ter realizado ao longo de sua carreira, e que podem ser são relevantes para a empresa. Seja honesto. (Sempre).

Nota: Busque no google: “trabalhe conosco” e veja o resultado.

Referencias.

Mais de 50% das vagas no Brasil são preenchidas por referências ou indicações de funcionários que já estão empregados na empresa.

Colocar referencias no seu CV e/ou no cadastro que você faz no site da empresa é, por esta causa, importantíssimo.

E sim! Pergunte antes para as referencias se você pode mencionar elas.

Referencias validas são Ex supervisores/gestores/diretores, antigos colegas de trabalho, por que não clientes e, dependendo do tipo de atividade que você exerce, trabalhos que você possa apresentar.

Por último, reúna todas as informações antes de começar a preencher qualquer cadastro. Possua mais de uma versão de seu Currículo. E, como sempre dizemos, uma vídeo entrevista sempre potencializa suas chances de se diferenciar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *