Como Apple ou Google atraem talentos?

como atrair talentos

Muitas empresas sonham em atrair os melhores talentos, igual que fazem Apple ou Google, especialmente na área de tecnologia e outros mercados altamente competitivos.

Na medida que mais empresas continuam a investir em sua marca como empregadores, um numero cada vez maior de material direcionado a caçar talentos inunda o mercado. São artigos e vídeos falando de como é legal e divertido trabalhar em esta ou aquela empresa, de como o tempo no trabalho esta equilibrado com a vida pessoal das pessoas e em consequência gera qualidade de vida.

Você pode assistir vídeos de funcionários felizes e sorridentes contando de como é realmente bom e enriquecedor trabalhar em Gopple. E acredite, realmente é muito bom. Eles não estão tentando enganar você, eles estão investindo em sua própria marca de empregadores para atrair os melhores talentos.

O objetivo de criar sua marca de empregador é envolver às pessoas certas, para que elas também queiram fazer parte do mundo que sua empresa esta criando.

Eis aqui três fundamentos sólidos para a criação de sua marca de empregador para que seja autentica, duradoura e extremamente eficaz.

Seja muito claro em explicar qual é seu negocio e o que você representa.

Quando décimos em ser muito claro, estamos querendo dizer em ser extremamente claro e direto. Quando as pessoas interagem com sua empresa (pessoalmente, através de seu site, etc) você quer que elas saibam em menos de 30 segundos o que você representa e qual é o propósito da empresa. Não o que você faz, e sim por que você faz isso.

  • Explique por que a empresa começou;
  • Deixa claro qual é o problema que você esta tentando resolver.
  • Por que você quer ser conhecido?

Todos os colaboradores na empresa devem ter uma visão clara e estar alinhados com a visão e o propósito da empresa. Isto ajudará a trazer para sua empresa as pessoas certas e motivadas em se engajar.

Grandes pessoas se conectam com o propósito e a finalidade, elas costumam querer trabalhar para algo maior que eles e com algo no que eles realmente se importam. A Patagônia e a Amazônia atraem certas pessoas. Pessoas que procuram aventura e se preocupam com o meio ambiente.

Tem marcas que tem esse foco implacável, como por exemplo Apple, Google, ou Banco Itaú e Natura (no Brasil).

Todos (*.*) devem estar alinhados com o propósito da empresa.

Uma vez que você deixou bem claro o porque da existência de seu negocio, você vai querer que cada milímetro da empresa esteja espelhado no propósito dessa existência.

Deve ser evidente em como seu negocio se comporta, as iterações com seus clientes, fornecedores, como você escolhe um parceiro A em detrimento de um parceiro B, como você paga seus parceiros, como se envolve na comunidade, como cuida de seus funcionários, comunicação em seu site, etc.

Alinhe tudo isso porque essas decisões, esses comportamentos consistentes ao longo do tempo, se tornam sua cultura. E como você sabe, sua cultura é o que atrais certas pessoas em lugar de outras.

A cultura de sua empresa já existe. O Objetivo é desenhar intencionalmente de forma tal que seja eficaz para conduzir o que você deseja.

“Os líderes impulsionam os valores, os valores logo impulsionam os comportamentos, os comportamentos impulsionam a cultura e a cultura, em ultima instancia, direciona o desempenho”. Ann Rhoades, ex-chief HR, Southwest Airlines.

Sua liderança dita a cultura da empresa. Opere propositalmente seu negocio com isto em mente. Quando você vive e respira a cultura de sua própria empresa, com certeza as pessoas certas iram notar e quererão fazer parte disso.

Seus empregados são embaixadores de sua marca.

Todo funcionário tem que ser um embaixador de sua marca. Tem que definir e compartilhar a visão da empresa com eles, dar autonomia, deixa-los criar o plano da empresa em conjunto com você, e desta forma, eles iram multiplicar e espalhar sua cultura.

Quando as pessoas têm um propósito, autonomia e domínio no trabalho na sua empresa, eles criam um efeito multiplicador que ondula ao longa de sua vida e nas redes sociais, comunidades e pessoas distantes de você e de sua empresa.

Esta é a marca do empregador se espalhando organicamente. É também esse engajamento e desejo de defender a sua empresa que vai gerar referências de funcionários, opiniões positivas e recomendações em redes sociais (como Facebook e LinkedIn), maior envolvimento e liderança em eventos da indústria, eventos da comunidade, etc.

Através disto, seus funcionários estão gerando mais “leads” (oportunidades de vendas) e como eles estão atraindo os talentos, seguramente serão os mais qualificados.

Empoderá-los. Dar-lhes os recursos para que sejam seus embaixadores, e deixa-los atrair os melhores. Este ciclo virtuoso gera automaticamente que mais pessoas queiram ser uma parte do que você esta criando. Você é capaz de criar uma empresa que é irresistível para trabalhar concentrando-se no núcleo do que você quer para seu negocio e que lugar quer que ele ocupe no mundo.

Está é uma base simples para ter uma marca de empregador que não seja apenas Legal ou Fashion, mas que seja autentica, duradoura e constantemente atraindo pessoas que queiram fazer parceria e fazer parte do incrível trabalho que você se propôs fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *