5 dicas para contratar os melhores candidatos.

recrutamento online

Esta postagem esta direcionada para os recrutadores que constantemente procuram contratar os melhores candidatos. Embora, recomendo a leitura para candidatos, pois acredito que quanto mais eles entendam o processo de recrutamento mais chances possuem de se candidatar nas vagas certas.

Sem importar o tamanho, todas as empresas procuram contratar a melhor pessoa para o cargo que tem disponível. Os recursos humanos são uma peça fundamental de todo negocio, e todos pretendem sempre ter na equipe os melhores candidatos e profissionais.

Na atual conjuntura o Brasil parece viver uma abundancia de candidatos, embora isto depende obviamente da especialidade que a empresa procura no mercado. Não entanto encontrar o melhor candidato não é uma tarefa simples.

Uma lista impressionante de qualificações e experiências de trabalho, é algo que definitivamente é necessário, mas não é suficiente.

Aqui tem 8 dicas para aplicar e contratar o melhore candidato cada vez, recopiladas com recrutadores de diferentes empresas:

  1. Procure por uma pessoa orientada para a carreira.

Um dos aspectos mais sutis que você precisa considerar para contratar um novo funcionário é o compromisso que ele tem para construir a própria carreira profissional.

Se você procura por um funcionário que valorize trabalhar na sua empresa e que enxergue esta oportunidade como uma forma dele se projetar e evoluir na carreira, além de beneficiar à empresa, então um ponto importante para ser avaliado é com que frequência o candidato muda de emprego e porque?

  1. Avaliar a experiência previa.

Se concentrar na experiência de seu futuro empregado é fundamental. Candidatos experientes se integram mais rapidamente no novo trabalho. Você também economizara em treinamento, e a curva de adaptação é muito diferente de aqueles com menos experiência.

Logicamente, se você esta procurando funcionários com menos anos de profissão, a experiência que eles tragam pode não ser tão significativa. Neste caso outros pontos devem ser avaliados, como por exemplo: Pro-atividade, vontade de superar desafios, facilidade em aprender, etc.

  1. Ajuste cultural.

Tem que se avaliar qual é a capacidade do candidato se adaptar e se encaixar à cultura da empresa. Contratar os melhores candidatos significa que o candidato esta totalmente inserido na cultura da empresa.

Através da entrevista presencial você pode descobrir se o candidato é propenso a conflitos no trabalho e de como ele lidou com ex-colegas de trabalho.

Tem que entender se ele vai se encaixar realmente na cultura da empresa.

  1. Valide o perfil do candidato nas redes sociais.

As redes sociais fornecem informações adicionais sobre o candidato. Quais são os interesses do candidato, como passa seu tempo livre, que tipo de atividade social realiza, de quais grupos participa, que tipo de atividade realiza nas redes sociais, com que frequência posta e que tipo de postagens realiza? Isto é um brevíssimo resumo de parte das analises que podem ser extraídas, e logicamente cada pergunta tem um motivo embora não exista uma única resposta válida.

Mas isto sem dúvida é uma forma interessante de obter uma visão 360 do próprio candidato, sem eliminar a entrevista.

Para contratar os melhores candidatos os recrutadores precisam fazer um trabalho de pesquisa por parte dos recrutadores. Além das informações obtidas na entrevista, currículo e vídeo.

Vamos abordar esta questão de forma mais abrangente em uma futura postagem.

  1. Continue sempre melhorando seu processo de contratação.

Além de se concentrar em encontrar as melhores pessoas para o trabalho, você não pode perder de vista o fato de sempre estar aprimorando seu processo de recrutamento e seleção.

Muitas empresas se concentram unicamente no currículo, ou preparam perguntas matadoras para pegar ao candidato desprevenido. Mas deixam de lado a obtenção de informações relevantes dos potenciais candidatos tais como, habilidades sócias, conhecimento e experiência, habilidade de comunicação e de trabalhar em equipe, capacidade de aprender e se desenvolver. Além disso, cabe a você atrais os candidatos certos, deixando todos os requisitos tão claros quanto possível. Outro boa ideia é envolver varias pessoas da empresas no processo de seleção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *